27 de setembro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO


                                                             

                          Se me escondo nas sombras
                          Não quero sentir a luz .
                          Vai sol, vai lua,
                          Deixem minh' alma nua,
                          Em repouso


                          Não usem lanternas ou fogueiras
                          Não acendam fósforos
                          Nem se aproximem,
                          O brilho de um olhar
                          Pode me despertar.
                          Quando me oculto da vida
                          Quero pensar
                          Faço um monólogo, gravo as palavras
                          Pra refletir,
                          É momento pra todos os questionamentos,
                          Para rever os sentimentos


                                           

                          Não há tristeza no escuro
                          Nos olhos fechados ao mundo,
                          Não há dor no recolhimento
                          Quando se vai ao fundo
                          Quando se busca respostas
                          Para depois emergir com gosto
                          E reflorir


                                         

                          Nesses momentos,
                          Não me olhem, não me procurem,
                          Passem direto ...
                          Mas me lancem sementes de afeto,
                          Pois aqui, nesse meu deserto
                          Vou guardá-las com carinho
                          Pra no momento oportuno,
                          E sem nenhum infortúnio,
                          Voltar a plantar


                                                                    (Marilene - 18/04/05)


Imagens tiradas da internet . Se, inadvetidamente, estiver ferindo direitos, gentileza comunicar, para imediata correção.

36 comentários:

  1. À vezes é preciso deixarmos a escuridão falarmos em nós.
    Faz bem a alma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É Mari, as vezes precisamos respeitar nosso momento, silenciar os sons, esconder-se em nós e fitar o que há lá dentro. As vezes é preciso até ficar sozinha... para encontrar-se.

    e sim, as sementes de afeto sempre serão jogadas e quando voltar é hora de plantá-las, molhá-las para que floresçam.

    bjs, lindo sentimento palavreado

    ResponderExcluir
  3. as vezes sentimos vontade de desaparecer, fugi de tudo e sumi.

    ResponderExcluir
  4. Nos retirar, as vezes, se faz necessário.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Marilen

    Os versos que recolhi são apenas uma súmula, da riqueza linguística do teu poema:

    "Não há dor no recolhimento
    Quando se vai ao fundo
    Quando se busca respostas
    Para depois emergir com gosto
    E reflorir"

    Um encanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Marilen

    Os versos que recolhi são apenas uma súmula, da riqueza linguística do teu poema:

    "Não há dor no recolhimento
    Quando se vai ao fundo
    Quando se busca respostas
    Para depois emergir com gosto
    E reflorir"

    Um encanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Marilene,suas palavras em seu poema vieram me dar um alento a minha vida,hoje.Estou vivendo momentos turbulentos com saude e morte na família.Dois entes queridos nos deixaram em prazo de 48 horas de diferença,parece cena de filme,mas é real.Meu marido está passando por procedimentos médicos e necessita de minha presença,por isso estou falhando com minhas visitas nos blogs que são meus amigos.Senti muita alegria ao ver sua presença em meu espaço,me fez bem,obrigada!Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Mari, há momentos que precisamos parar pra descansar, pra refletir sobre tudo o que estamos fazendo, sobre nossas atitudes e dos que nos cercam tbm. Esses momentos são essenciais para como vc disse lindamente para florirmos e voltamos sempre florindo mais, com flores novas de novas belezas.

    Amiga, tem fotos novas aqui nos slides ou eu não tinha reparado antes. Adorei! Eu adoro ver fotos, sabe quando a gente vai na casa de um amigo e ele pega um album com um montão de fotos de sua vida e fica contando a história de cada foto? Eu adoro isso! :)

    Deus abençoe essa família linda. bjokitas recheadas de carinho amiga que eu adoro!!!

    ResponderExcluir
  9. Mari, belíssimos versos evocando o silêncio necessário que de quando em vez nos é companheiro.Com delicadeza poética vc fala dos sentimentos que povoam a alma humana.Lindo!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Marilene, a sua Little Mermaid fez-me recuar uns anos. Das duas vezes que viajei para Copenhaga vagueei junto dela…Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Marilene, Belissima reflexção. È atrávez do silêncio nesse mergulho interior, rever nossa vida. Mergulhar, voltar atona e reflorir. Minha amiga é profundo e muito nos ensina a enfrentar nossas dificuldades,sair delas. Bjos com carinho e flores!!!Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marilene venho invadir esta plantação,mas não como corvos esfomeados que nao tem medo de espantalhos,trago uma braçada de afetos e admiração pela sua bela arte de poetar nesta profunda reflexão.Claro que venho da Vivian com a sua sensibilidade e generosidade.Amei o que li por lá e não resisti esta viagem maravilhosa.Pois bem Marilene, nada como mergulhar fundo e realmente emergir com ventos a nos levar firme ao porto seguro.
    Meus parabens pela elegancia de poetar inteligente.
    Meu abraço de toda paz e luz.
    Seguindo uai.

    ResponderExcluir
  13. O momento é seu para refletir, tudo muito bonito. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  14. Marilene, tudo bem?
    É o momento da parada, para depois prosseguir..., tão necessária calar a semente, para depois vê-la em flor!

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  15. Estar no escuro é um ato heróico, reconhecer nossos pontos fracos e nossos defeitos é MARAVILHOSO pois só assim podemos voltar e trabalhar para que tudo melhore, melhore e melhore injetando LUZ, LUZ E MUITA LUZ em cima deles!!!

    Beijinhos Querida!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  16. Essses seus momentos de reflexão são as reflexões de todos nós poetas e que sabemos como às vezes é bom a solidão, o escuro, a noite, o sono. Tal como o dia quando amanece lindo, é claro que o sol nos está sorrindo e as flores nos amando como amam as borboletas e as aves que dela tiram o susento. Na vida plena acontecem muitas troas,
    e essa nossa, nosso encontro foi bom bemais.:
    abraços
    francisco miguel de moura/revista cirandinha.

    ResponderExcluir
  17. Marilene, ao olharmos para dentro de nós, não precisamos de luz para vislumbrar nosso autoconhecimento. A auto-sabedoria é nossa luz própria.

    Seu poema é uma verdadeira introspecção.

    Parabéns por mais um poema clássico!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  18. Bom alvorecer !
    Depois que o bicho(vírus) se instalou no meu blog,me fechei e só hj que estou abrindo com uma postagem linda e emocionante.
    Te convido a ir lá,depois passarei por aqui para fazer meu comentário...Tenha um dia fenomenal e de muita luz...
    Grata pela amizade...Particularmente estava com saudades de viajar nesse universo,junto com vcs...por amar demais(sonhadora)todos.
    Bjs para aquecer teu dia!

    ResponderExcluir
  19. A solidão traz luz! Recolher-se faz parte do movimento da vida. É para obter-se o equilíbrio e a harmonia.Escrevestes lindamente este teu momento de recolhimento.Voei contigo e com tuas palavras poéticas, neste momento solitário.Lindíssimo teu poema, como sempre.Tenha um dia abençoado e feliz.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Mesmo estando mergulhados, quando não conseguimos exteriorizar nossos sentimentos... Somos capazes de sentir...

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  21. Ma.... as vezes a gente precisa se recolher.
    Faz bem..quando voltamos voltmos com mais energia...
    Leio seus poemas e me encanto.
    Tem ritmo..tem beleza e tem o teu talento.

    um beijo ..

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,Marilene!!

    Quando estes momentos se apresentam, só nos resta parar e refletir, deixar a alma livre para descansar, repensar...São momentos importantes e necessários!!Gosto muito das tuas poesias, pois retratam a verdade da alma, a busca por respostas, por amor, pela verdade, ou simplesmente mostra a arte de viver plenamente!!
    **Eu é que lhe agradeço a gentileza pelo empréstimo!MUITO OBRIGADA!!
    E fico muito feliz quando os amigos se visitam e podemos compartilha-los!!Vais gostar do Toninho, além de ser um ótimo poeta, é uma pessoa do bem, iluminada!!Beijos pra ti querida!!
    Tenha um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  23. Marilene deixo minha sementinha de afeto nessa linda reflexão que tocou meu coração...

    Não há tristeza no escuro
    Nos olhos fechados ao mundo,
    Não há dor no recolhimento
    Quando se vai ao fundo
    Quando se busca respostas
    Para depois emergir com gosto
    E reflorir

    Simplesmente belo esse poema!

    Desejo-lhe um belo dia.

    ResponderExcluir
  24. Muitas vezes precisamos desse escuro pra nosencontrar....beijos de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  25. Lindo! Precisamos de nossos momentos, muitas vezes um pouco de solidão é necessária para nosso reencontro. Mas que não falte afeto por perto...

    Um beijo, amiga.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  26. Eu agradeço sua visita
    A vida sempre une as pessoas no momento certo.
    Que eu seja digna da sua amizade.
    Nos momentos de aflição dividirmos nossas dores e pensamento
    Que seu sonho e os meu sonhos seja abençoado por Deus.
    Com nossa amizade e união possamos alcançar as estrelas.
    De mãos dadas não terei medo da estrada a ser percorrida.
    A minha fé iluminara nossos caminhos ,
    E assim juntos seguirmos até onde existir vida.
    Uma abençoada quarta feira.
    Deus abençoe seu carinho.
    Bjs no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  27. As vezes precisamos ficar apenas só, sentindo apenas o nosso interior para achar as respostas.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá MANA,
    Momentos de reflexão são aliados para o nosso reequilíbrio e renovação. Através do silêncio, ouvimos melhor os anseios de nossa alma e obtemos condições de fazer uma caminhada mais serena, "com gosto" e "reflorir".
    Lindíssimas imagens!
    O poema é puro encanto.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  29. Pensar, refletir para continuar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  30. Marilene, seu poema me fez refletir muito a respeito de várias tristezas.Não há tristeza no escuro
    Nos olhos fechados ao mundo,
    Não há dor no recolhimento
    Quando se vai ao fundo.Obrigada pela leitura. Bjs!
    Smareis

    ResponderExcluir
  31. E como plantas bem Marilene.
    Amei a flor de poema que brotou.

    Beijinho amada.

    ResponderExcluir
  32. Querida Marilene boa noite..
    que lindo poema profundo..e fiz uma reflexão..
    Muitas vezes queremos ficar no escuro,ou seja com a gente mesmo!! Não queremos afeto,não queremos muito contato..queremos fechar os olhos e no escuro buscar respostas para depois voltar ao mundo..
    Beijos...
    titi

    ResponderExcluir
  33. Querida Marilene boa noite..
    que lindo poema profundo..e fiz uma reflexão..
    Muitas vezes queremos ficar no escuro,ou seja com a gente mesmo!! Não queremos afeto,não queremos muito contato..queremos fechar os olhos e no escuro buscar respostas para depois voltar ao mundo..
    Beijos...
    titi

    ResponderExcluir
  34. Onde você está, a inspiração é rainha...Beijos e admiração, minha querida.

    ResponderExcluir
  35. Essa recolha, esse embotamento, ou ensimesmamento é tão imprescindível. É preciso saber sempre o que está no interior das mudanças.

    Seu poema me fez lembrar de um da Elisa Lucinda: 'No Elevador do Filho de Deus'.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  36. É sério isso, me explica quem ainda não passou por esse momento? Parece que queremos ficar mergulhadas em nós, mas algumas vezes chegamos a magoar pessoas queridas por não entender que é um refugio somente para crescer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...