12 de fevereiro de 2012

CONVIVÊNCIA

(Ismael Nery)
                                                                                            
                    Não era pra viver os mesmos sonhos
                    Sentir as mesmas dores
                    Abraçar idênticos ideais,
                    Não era pra copiar sorrisos
                    Ter os mesmos amigos
                    Buscar a igualdade,
                    Não era pra acordar na mesma hora
                    Fazer do juntos, ato teatral,
                    Não era pra retribuir sem ter vontade
                    Mostrar saudade na pequena ausência
                    Por presumir ser essa a querença


                    O irreal não se sustenta
                    E se um dia amei
                    Foi pelas diferenças
                    Que eu me apaixonei


                                             


                   Não era para ser assim ...
                   Refletida, no espelho,  só a minha imagem, 
                   E nem pra ela estou sempre a sorrir.
                   Entre as cópias, só há um original
                   E a grandeza de uma convivência
                   Está na troca, 
                   Sem a simulação do igual


                   Não era para ser assim ...
                   Por isso , indispensável se termine o filme,
                   Sem aplausos


                                                              




(Imagens retiradas da internet. Se, inadvertidamente, estiver a ferir direitos, solicito seja avisada, para imediata regularização.)

41 comentários:

  1. MARILENE, bela aula de realidade. A tendência é "escravisar" a pessoa que nos acompanha impondo inconscientemente um "padrão" de pessoa denominada EU. Até que EU perceba que não amei e não cresci porque me neguei a aprender o outro.
    Muito bom isso tudo.
    Bjos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Poema bem cerebral, racional. Um quase tratado relacional, e eu gosto bastante. Como também do Ismael Nery, tenho ilustrado alguns poemas com a obra dele. Na verdade, sou uma apaixonada pelo Surrealismo em todas as suas vertentes.
    Marilene, peço desculpas pela prolongada ausência, estou tentando atualizar a leitura dos blogues que gosto, espero conseguir.

    Um beijão, querida!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Marilene,
    não tem que ser igual, não tem que simular. Tem que ser e ser diferente para se complementar! Seus versos, sábias palavras, falam de quem sabe viver!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Marilene,um bom dia para si.
    Às vezes nem os filmes têm um final feliz...
    Outras vezes deixam ao nosso pensamento ou coração
    a escolha do final.
    Então...quem sabe?
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  5. Marilene
    Que poema mais profundo! Um filme da vida, com roteiro muito bem dirigido, e final escolhido, um ótimo domingo pra você, bjo!

    ResponderExcluir
  6. Ai, Marilene! Seu poema lindo e triste doeu no meu coração. O ser humano tem essa busca por dividir o espelho com outro alguém, é triste quando o filme acaba e não merece aplausos! Ótimo domingo, um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito inspirado, muito bonito! " E a grandeza de uma convivência
    Está na troca,
    Sem a simulação do igual".

    Belíssimas imagens, mormente a da mulher sentada na poltrona.

    Bom domingo, Marilene!

    ResponderExcluir
  8. ola, Marilene

    superação pela diferença, pelo respeito pela identidade do outro, pelas preferências do outro...acho o seu poema especialíssimo e dá-nos uma grande liçao. eu acredito que é assim o amor, incondicional...

    bj

    bom domingo

    olinda

    ResponderExcluir
  9. É minha amiga Mary, as coisas as vezes se perdem no meio do caminho... Infelismente!

    ResponderExcluir
  10. Mas a poesia, merece aplausos, longos...
    BRAVO!!! LINDO!!!

    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  11. As diferenças é que fazem as pessoas se encaixarem,,,beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  12. O amor é uma arte,
    É mais que simples miragem.
    Como eu poderia amar-te
    Se tu fosses minha imagem?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ninguém pode definir sua identidade, sua personalidade. Finalmente, e depois de cada um é responsável por que e como ele é.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi! O caminhar é que nos ensina a direção, o novo e nos leva a nos descobrirmos. Lindo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Marilene,
    belíssima reflexão!
    Como dizem os franceses:
    "Vive la différence!"

    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Marilene!Eu acho que tanto as semelhanças quanto as diferenças são importantes pra o amor entre duas pessoas.Claro que só semelhanças não dá,vira rotina,fica sem graça...Bjocas!

    ResponderExcluir
  17. Quando o olhar do outro muda de angulo e se fecha......dói muuuito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. OI MANA,

    As diferenças enriquecem a relação e a torna mais interessante e vibrante.
    Algumas semelhanças são bem vindas, mas, cópia , gera monotonia.

    LINDO O POEMA! PARABÉNS PELA INSPIRAÇÃO!

    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  19. Nem sempre somos capazes de preencher expectativas.O que vale num relacionamento é o respeito e o apoio as diferenças. Mesmo que teu belo poema termine sem aplauso eu deixo aqui meu carinhoso e reconhecido aplauso a você
    linda poetisa.
    Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  20. Passei pra desejar uma ótima semana!! Um grande abraço!1
    jorge-menteaberta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá querida Marilene, faço minhas as palavras da Vera! Linda imagem! Belo texto! Abraços

    ResponderExcluir
  22. Marilene

    Nunca era para ser assim, uma verdade! Nunca se sabe se fomos nós que fizemos da vida, se a vida nos conduziu, ou induziu a determinado caminho. Do belo e interessante poema, poderá deduzir-se isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uma excelente segunda feira pra ti minha amiga...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,Marilene!!

    Nossa poetisa!!!!BELÍSSIMOS VERSOS!!
    Ah! Sem máscaras, sem fingimentos, se não for verdadeiro, inteiro, não cresce...
    Beijos minha querida.Bom começo de semana!!!

    ResponderExcluir
  25. AMIGA
    QUERIDA
    NEM SEMPRE ACONTECE QDO ALMEJAMOS. TUDO NUMA RELAÇÃO POR SER INTEIRO. LINDO.
    PASSANDO PARA TE DESEJAR UM FELIZ COMEÇO DE SEMANA.
    BJ COM AROMA DE FLORES.
    COM CARINHO
    BRISA

    ResponderExcluir
  26. Marilene, lindo texto, bela aula.
    Amei!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  27. Lindo, verdadeiro seu poema... creio que a beleza consiste justamente nas diferenças sendo vivenciadas entre dois. É tão mais enriquecedor...
    Doce semana amiga, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  28. Lindo, Marilene.

    Realmente, a beleza e o encanto está justamente nas diferenças!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  29. Um poem abelo e verdadeiro, versos fortes.Parabéns.
    .Hoje estou sendo entrevistado no blog da Anne Lieri, se puder faça uma visita e conheça um pouco do meu trabalho, desde já lhe agradeço, link abaixo

    http://recantodosautores.blogspot.com/2012/02/recanto-entrevista-arnoldo-pimentel.html

    ResponderExcluir
  30. A vida não era para ser assim
    Talvez por isso exista o verso

    Gostei de visitar teu espaço

    Bjo

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Marilene...só sentindo as palavras me invadirem e dentro delas me encontrando.

    Seu poema é lindo, é sentimento á flor da pele.

    Parabéns!

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  33. Minha linda, tão lindo te ler.
    Você transforma as palavras em um lindo poema.
    Observar cada sentir é mesmo dádiva.
    Você é maravilhosa poetisa.

    Beijinho Marilene

    ResponderExcluir
  34. Porque nao precisamos ser igual ao outro para nele nos encontrarmos!Talvez a diferença seja a razao principal do encontro!

    Muito belos versos!

    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari que poema intenso e de perder o fôlego! rs

      Linhas e entrelinhas poéticas dizem muitas verdades.

      Sempre bom ler-te migucha!
      Saudade de ti
      bacios caríssima

      :D

      Excluir
  35. rsrs...ai o amor...dura tanto qto temos...

    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Puxa! Belo! Inrretocável Marilene. Adorei! Linda noite e bons sonhos. Obrigada flor pelo carinho e por ser tão especial! Bjos carinhosos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  37. MINHA QUERIDA E TALENTOSA AMIGA!
    A ARTE DA ESCRITA EXIGE ACIMA DE TIUDO RESPONSABILIDADE...PARA CRIAR E EMITIR
    ESCRITAS TÃO BEM REDIGIDAS...VC É SENSACIONAL!
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...