20 de janeiro de 2014

O QUE SE GUARDA

(Christian Schloe)
                                               
                                                                       
                        Já não me lembro de muitos
                        Que por um tempo me acompanharam,
                        De suas falas, gestos, comportamentos,
                        Perderam-se no tempo
                        E não se firmaram nos meus pensamentos

                        Já não me lembro das mágoas
                        Que alguns me causaram,
                        Posso vê-los sem a dor de outrora,
                        Perdeu-se da memória

                        Já não me lembro das dúvidas
                        Que permearam meus caminhos,
                        Quando abracei as opções
                        Tornaram-se certezas
                        Ainda que muitas não me trouxessem beleza

                        Já não me lembro dos sonhos perdidos,
                        Se não os persegui 
                        Ficaram nas estradas, abandonados
                        Em um lugar ao qual não se volta,
                        Ainda que sem revolta

                        De muitas coisas já não me recordo
                        Mas as alegrias que vivi
                        Marcam, ainda, cada amanhecer
                        Fixei-me nelas, dou-lhes importância,
                        E aquilo que esqueci
                        Já não está aqui e falta não me faz



                                                                    Marilene


47 comentários:

  1. Que lindo Marilene...é isso mesmo...deve-se guardar apenas o que nos fez bem...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Marilene,

    Vc tem um dos blogs mais belos em todo seu conjunto, tudo envolve e convida à leitura que é sempre perfeita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi mana,

    O que se deve guardar na memória é mesmo o que de melhor se viveu e as pessoas que marcaram positivamente a nossa vida. Para o resto, o véu do esquecimento é uma dádiva. E é muito bom quando não lamentamos o que foi deixado para trás e nos fixamos no que nos trouxe alegrias. Lembranças felizes acalentam a nossa alma e tornam a vida mais plena de colorido.

    Lindo seu poema.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo,marilene e temos que guardar apenas o que nos fez bem...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Olhar para flores com sorriso puro é sinal de grandeza espiritual! abraços grandiosa flor!

    ResponderExcluir
  6. Guardamos sempre quer o bom quer o mau...mas só este nos magoa, só aquele nos traz alegria em cada amanhecer.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Marilene.. como é bom quando não guardamos estas coisas opostas ao fluxo da vida.. muitos carregam magoas e raivas e não sabem pq ganham um cancer.. é dificil nos dias de hj nos libertarmos de ofensas a nós.. mas nós tb já fomos causadores de magoas etc.. muito bela tua poesia e um belo dia tb bjs amiga querida

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Marilene|!
    "O que se guarda"?
    Hum!
    Se guarda apenas no coração as coisas boa que nos aconteceram e as coisas boas que fizemos, nosso coração não pode e nem deve ter espaço par a dor.
    Grande beijo no coração amiga querida.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Marilene
    Como me ausentei por três dias as minhas retribuições e agradecimentos a quem me deu o prazer da sua companhia atrasaram-se, inevitavelmente.
    Mas ainda estou a tempo de dizer obrigada, não é verdade?
    Fiquei feliz por ter gostado de me ler. O que dá mais prazer a quem gosta de escrever (para além da escrita em si…) é saber que “alguém” gostou.
    Procurei, neste conto, dar a conhecer o que tão frequentemente acontece na vida real.
    Há muitas pessoas que PRECISAM de um pouco de fantasia nas suas vidas para melhor a suportarem…

    Não há nada melhor do que esquecer o que não faz falta, como seja, ofensas recebidas, amigos que nos esqueceram, momentos infelizes que vivemos... Tudo isso deve ser deixado para trás.
    Recordar, sim, o que nos faz feliz. E isso deve ser lembrado a toda a hora.
    Gostei de sua reflexão.
    Óptima semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marilene!
    Ótimo escrito... me fez pensar como é bom às vezes "perder a memória", quando esta descarta sentimentos e lembranças que só causariam dor e travariam a chance de caminharmos adiante.
    Está aí um grande ganho da maturidade, perceber que é preciso paciência e desapego para que as coisas passem... o que se for é porque não nos cabe mais e o que ficar, é porque é o melhor pra nós.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. É amiga o tempo é o melhor dos doutores. Faz-nos perder a memória para tudo o que nos magoou.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Marilene, mesmo para quem tem boa memória, só os momentos felizes devem ser guardado e em pensamentos revidos. Os ruins não os arquivemos, devem passar a escombros sem valor. Escusado será dizer que amei o teu poema.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Marilene, que poema reconfortante!
    A vida é assim: guardamos as coisas boas por que passamos e as não tão boas, damos uma esquecidinha básica não é?

    Belíssimos versos, você chegou em 2014 com a corda toda hem?
    Parece que a cada ano desenvolve ainda mais sua aptidão para a poesia! Lindo demais!
    Parabéns pelo talento indescritível!

    Beijos e uma semana maravilhosa!
    Com muita energia!! :))))

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga

    Gasto meus dias
    apenas com o que me
    faz feliz.
    O resto,
    esqueço...

    Cada dia um sonho.
    É o que desejo aos que ocupam
    o meu coração.

    ResponderExcluir


  15. Compartir la vida nos hace más felices,
    compartir la alegría incrementa nuestra felicidad,
    compartir nuestras lagrimas libera nuestros sentimientos de un gran peso,
    compartir nuestros sueños nos brinda más posibilidades de alcanzarlos,
    compartir con los demás nos abre un mundo de posibilidades incalculables...
    Como incalculables son los aventajados latidos de las emociones,
    que diligentes parten a reunirse con las vivencias y rimas que tu intelecto
    ha expuesto para ennoblecer el espíritu de quienes las estamos leyendo.

    ¡Te deseo que disfrutes del comienzo de una maravillosa semana!

    Un abrazo besando las brisas
    Y un beso abrazando las sonrisas.

    Atte.
    María Del Carmen






    ResponderExcluir
  16. Melhor esquecer o te fez infeliz... Guardar apenas boas recordações...
    Ainda bem que a mente não grava a dor...

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Se já não faz falta, um tanto melhor assim, então. As minhas lembranças são meio embaçadas, mas elas teimam em ficar, mesmo quando eu as expulso.

    Lindo poema, moça.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Nada melhor do que esquecer do que nos fez mal e sempre nos recordar do que nos fez bem. Belíssimo poema, Marilene! Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. SIEMPRE HAY QUE SEGUIR HACÍA DELANTE. UN TEXTO MUY REFLEXIVO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  20. Um belo poema o que no fim da leitura se pode retratar como uma bela "REFLEXÃO" e por isso lembra-me aquela "Separar o trigo do joio"...É a mais pura realidade...
    Bjnhs e uma boa semana...
    ZezinhoMota

    ResponderExcluir
  21. Maravilhoso este seu poema. Minha amiga eu também fiz ao longo da vida vários
    esforços "para já não me lembrar" de muito que me magoou,
    Gostei bastante,
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  22. Estive a ler e a ver não só esta postagem mas uma parte de seu blog,e gostei também do poema lindo! Dou-lhe os parabéns pelo blog por seu trabalho e obrigado por partilhar.
    Ficarei muito feliz se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
    decerto que vou seguir também o seu blog.
    Deixo as minhas cordiais saudações, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  23. Querida amiga
    Mais uma linda semana recomeçou
    Mais uma vez o sol brilhou
    Para nos abraçar com sua cor
    Sobre cada flor
    Fazendo com que tudo fique mais belo e colorido.
    Trazendo a alegria para viver a nossa vida com mais serenidade e alegria.
    Desejo a você minha paz e alegria para seu coração.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  24. Limpemos o nosso coração e fixemo-nos no que nos deixa memórias de luz, sorrisos, simplicidade de sentimentos, tão genuinos como o respirar.

    A sua poesia permite-nos refletir.
    Abraço
    cecilia

    ResponderExcluir
  25. MUito bonito!
    uma licao! limpar nossa mente e coracao e guardar so o que importa!

    ResponderExcluir
  26. um poema que é uma lição de vida.

    gostei muito.

    :)

    ResponderExcluir
  27. Olá, Marilene. uma linda e sábia expressão de vida! O que se deve guardar realmente é a alegria de bons momentos. Obrigada! Perfeito! Bjosssssssssssssss flor. Uma boa noite e ótimos dias!!

    ResponderExcluir
  28. Não devemos guardar lixo no coração.

    ResponderExcluir
  29. O primordial são as coisas boas que são guardadas para sempre, as ruins devem ser levadas com as lágrimas e o vento... o tempo encarrega-se de amenizar as dores.

    Gostei do seu blog. Continue assim

    ResponderExcluir
  30. Reciclar....
    Escrevi errado ali em cima.
    Bjbjb

    ResponderExcluir
  31. Prefeito!
    É interessante, como venho aqui visitar e me deparo com um texto tão parecido com o meu eu de hj em dia. Obrigado pelas palavras que são no fim grande fonte de motivação.

    Quando quiser fique a vontade para nos visitar.
    A cada semana postaremos um texto sobre qualquer assunto aleatório e por fim teremos 52 textos, um para cada semana do ano.

    http://apenas52semanas.blogspot.com.br/2014/01/depositos-de-gente.html

    ResponderExcluir
  32. Oii!!!De muitas coisas realmente não precisamos lembrar, que fiquem as alegrias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Marilene querida!
    Sempre muito inteligente e sensível.
    Dizem que a memória é seletiva, não sou expert no assunto, pois me recordo tanto de tudo... que já nem sei se é bom mesmo ter essa memória de elefante. Pois que sirva para resgatarmos e conquistarmos afetos verdadeiros. Que do que lembramos, frutifiquem reflexões.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  34. Marilene.
    Talentosa poetisa.
    Sempre me alegra ler os seus versos.
    Dias iluminados sempre.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  35. quanto de nós vive pelo outro tanto que esquecemos?...

    poema lúcido e de imensa beleza!
    beijinho, marilene!

    ResponderExcluir
  36. Poema fácil de entender. Narra uma pequena história, ou grande, dependendo da imaginação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Olá, querida Marilene
    Hoje pela manhã, na caminhada, orando, pedi ao Senhor, me libera da falta de perdão (que não é esquecer),por favor!
    Sei que sem o coração aliviado, não terei vida saudável nunca...
    Para que seja sempre positiva e esqueça ofensas e gente 'mal amada' atentar nos desconcertar...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  38. A parte mais positiva da Vida é o sobrevoo sobre as contrariedades, mágoas, desilusões...
    Importante é recordar a Vida pelo lado mais positivo.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  39. Querida Marilene, belo poema. O que devemos guardar?
    Que bom que quando sabemos guardar, o fazemos com as boas lembranças de acontecimentos que nos fizeram felizes.E, esquecemos o nos fez sentir dor. Lindo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Marilene :)
    Nem sempre é fácil, mas é uma atitude sábia e inteligente guardar somente as coisas boas.
    Pelo menos, quando a tristeza insistir em visitar-nos,
    podemos trazer à memória, o que um dia nos alegrou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  41. É essa postura que me mantém sorrindo...recordar e ir buscar forças aos bons momentos vividos. Lindo Marilene!
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Que bom Marilene é estar aqui de volta e encontrar poesia. Poesia e não apenas versos!
    Um grande abraço do atelier

    ResponderExcluir
  43. Das coisas ruins eu me esqueceria, com certeza, e das boas sempre as manteria na memória!
    Uma excelente semana pra ti!!


    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  44. Vim desejar um bom final de semana para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  45. No final a gente percebe, que apesar de todas as emoções vividas, o que vale é o que fica enraizado em nós e que nos agregou algo intocável e permanente. Estas pesam e oscilam o fiel, estas ficam.
    Abraços amiga.
    Beijo de paz e luz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...