10 de janeiro de 2016

REFLEXÕES DE ANIVERSÁRIO

(Pierre-Chevassu-paintings)



                                       
Já fui só noite
 E já fui só dia,
   Mas a vida me fez misturar 
As horas e as estações,
Sem que a nenhuma me prendesse

Já fui inteira
E já fui pedaço
(de inocência e de pecado)
Em momentos esparsos
Que ficaram na memória.
Na maioria deles, bem sei, 
Fui apenas ínfima parte
De um todo
Que vai além,
Muito além de mim.

O riso de algumas horas
nelas se perdeu
E a angústia de outras delas
também se foi ...
Não me pertence a luz
Ou o nublado de instantes
Vividos, sonhados,
compartilhados,
Que em mim não fizeram morada.

Bordei teias
Que como a areia
Ouviram a música das águas
E por elas foram levadas,
Impedindo que me acomodasse
Em qualquer traçado
Ou me perdesse no balanço
Da rede ilusória do sonho,
Abraçando imaginária e eterna varanda
Frente ao mar

E nesse caminho
De alternância entre silêncio e burburinho
Conduzi meus passos
Por mais um ano.
Alguns desenhos não justificaram tela
E amassados foram ao lixo
lançados,
Levando consigo lembranças
Do que não foi, não existiu,
E não justificou os traços da caneta
No diário da vida

Meu presente abraça saudades
E contempla anseios ,
Mesmo que sem lúcida e clara definição.
A forma tresloucada dessa mistura
Faz com que ignore os relógios
   Do corpo, da mente e do coração ...

Voo para dentro
Do novo ciclo que me é oferecido ...
Bato de leve as asas
Para que a harmonia
Dos movimentos me vista,
Tão somente,
De beleza e de esperança,
Pois ainda não abdiquei dos sonhos
Nem afastei meu olhar
Dos horizontes 
(talvez do espelho)

E por não mais fazer a contagem dos anos
(colocada , hoje, em segundo plano)
Faço um brinde à vida!


                                                                    Marilene



44 comentários:

  1. Parabéns pelo seu novo ano e pela forma linda de expressar sua trajetória.
    Tim, tim. bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu novo ano e pela forma linda de expressar sua trajetória.
    Tim, tim. bjs

    ResponderExcluir
  3. Fabuloso este poema!

    Bom Domingo
    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo aniversário e pelo novo ano.
    Um brinde para a sua viada,com muita saúde.
    Bjs Marilene.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu aniversário e pelo Novo Ano.
    Um brinde para a sua vida,com muita saúde.
    Bjs Marilene.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Um brinde muito feliz, pois você o merece! Ignore mesmo os relógios e os calendários! O importante é saber vivermos em plenitude.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo poema, nossa, amei ler, mas nem penses em deixar de olhar diante do espelho e se ver, pois tens uma beleza que bem sabes que a tem!
    Os anos muitas vezes nos faz mais bonitos, tanto por dentro quanto por fora, principalmente as poetisas, bem assim como és!
    Deixo aqui os meus parabéns com votos de um lindo dia de aniversário, feliz aniversário!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha este olhar sobre a vida e dela extrair o que pesa e vale.
    É o amor que nos direciona para frente do espelho. É esta certeza que não são números que nos definem e sim esta capacidade de aceitar e cada dia com toda arte e leveza.
    Parabéns querida Marilene e que 2016 seja o ano do amor e da paz.
    Carinhoso abraço e beijo de paz.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marlene!
    Que belíssimo! Maravilhosa forma de ver a vida!
    Brindo com você amiga... Um feliz aniversário repleto de bençãos!!
    Um grande abraço, e vamos juntas neste 2016 com muita fé!

    ResponderExcluir
  10. Muito belo e parabéns minha amiga.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Fico impressionada, toda vez que venho aqui, de ver palavras tão belas, Mari!
    Quanta inspiração nessa alma!

    Parabéns sempre!! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Brindo também à vida e ao belo poema que fizeste.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Exatamente! Os anos não contam, a vida sim! Um brinde!
    BJs

    ResponderExcluir
  14. E brindo a vida com você, mana! Tim! Tim!
    Muito lindo o poema.
    Também já deixei de contar os anos, por isso costumo até esquecer da minha idade-rsrs.
    Você ainda tem muito a sonhar e a realizar, pois é uma jovem mulher plena de energia e entusiasmo pela vida.
    Renovo a você os meus votos de uma feliz nova idade. Que o novo ciclo seja coroado de bençãos, saúde, paz e incontáveis alegrias.
    MUUUUUITAS FELICIDADES!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! Voltou em grande estilo... Até subi para ver a data, 10 de janeiro!
    Lindo demais esse percurso.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Uma rapida visita significa meu retorno
    em breve.
    Fico feliz ao receber sua carinhosa visita
    vou arrumar uma maneira de responder
    a altura seu carinho e amizade.
    Eu sempre fui muito presente nos blogs
    agora com as coisas se restabelecendo tudo vai ficar
    melhor se Deus quiser.
    Um beijo carinhoso ..
    Evanir.
    Amiga seus poemas sempre me encantou
    e quantos deles já foi postado no meu blog!!

    ResponderExcluir
  17. Belíssimo poema, Marilene. Uma declaração de amor a vida, ditas de uma forma madura e vivida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Querida Marilene,

    Um brinde à esta grande mulher que você é, a sua poesia é seu espelho;
    revelando tanta beleza, sensibilidade, talento e força.
    Vejo esta força nos seus olhos (poético e na foto) e no sorriso,
    um Ser surpreendente guardado em seu próprio mistério...
    Seja sempre surpreendente para você, mantenha a janela dos sonhos
    aberta, pois sinto que você tem um belo voo da sua singularidade
    no seu espaço e no seu ritmo e a vida é bela e ainda melhor
    quando aceitamos os sonhos!...
    Parabéns no seu dia (10) e hoje e amanhã, sempre recomeçando
    o nascer de novo!...
    Beijo e abraço de paz.

    ResponderExcluir
  19. Marilene , vim agradecer sua visita ao meu espaço e encontrei tanta beleza por aqui . Parabéns pelo seu aniversário . Celebrar a vida com poema é dádiva . Muita saúde e alegria neste seu novo ciclo . Beijos

    ResponderExcluir
  20. Tens uma veia poética fabulosa. Parabéns Marilene. Vou-me perder mais um bocadinho neste teu espaço!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  21. VIVES LA VIDA DE UNA FORMA MARAVILLOSA. ERES UNA PERSONA AFORTUNADA.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  22. Achei tão belo o poema, essa mistura do que somos...e mesmo que já tenha passado o dia, meu desejo de saúde, felicidades e amor, não é só para o dia do seu aniversário, mas para todos os dias de sua vida...

    Beijos, Marilene...

    ResponderExcluir
  23. Achei tão belo o poema, essa mistura do que somos...e mesmo que já tenha passado o dia, meu desejo de saúde, felicidades e amor, não é só para o dia do seu aniversário, mas para todos os dias de sua vida...

    Beijos, Marilene...

    ResponderExcluir
  24. Renovada e brilhante, Marilene. A Poesia é, em si mesma, renovação dos sentimentos. Encantado!
    Os anos somam-se assim.
    Parabéns.

    Beijo
    SOL


    ResponderExcluir
  25. Olá querida Marilene, primeiro parabéns, acho que atrasado né! Que este novo ciclo seja bastante especial para vc, cheio de bençãos! Hoje estou atualizando a lista de blogs que leio, em 2016 quero renovar meus votos de assiduidade, estive muito ausente no ano que passou, até mesmo do meu próprio blog! Muitos amigos da lista deixaram de blogar, fico feliz que ainda esteja por aqui! Bjossss

    ResponderExcluir
  26. Parabéns querida Marilene.
    Pelo seu aniversário, pela sua vivência, pelo seu saber, pelos seus sonhos e principalmente por nos brindar com um belíssimo poema que é todo ele, um brinde à vida.

    Beijinho grato

    ResponderExcluir
  27. Muitos Parabéns, cara Marilene. E Viva a Vida!e gostei tanto da forma como descreveu os sentimentos, experiências e o passar do tempo. Na verdade, este só terá o valor que lhe quisermos dar.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  28. que se brinde a vida e aos voos para dentro... de nós ...

    ResponderExcluir
  29. Que lindo, Marilene. E primeiramente me desculpe pelo atraso. Não sabia que vc tinha feito aniversário. Parabéns, tudo de melhor e muita saúde. Hoje e sempre. Beijão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  30. Marilene
    um brinde à vida é como li o seu poema muito bem construído, muito positivo.
    e que hoje e sempre nos brinde com sua belissima poesia.
    um bom fim de semana.
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  31. Que bom poder ler seus textos. São aulas do muito sentir e do bem redigir. Parabéns

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, Marilene.
    ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!
    Quanta coerência em tuas palavras versadas lindamente.
    Receber a mais um ciclo de vida significa, de fato, estar aberta ao novo, grata e fechada para o que sequer nossa atenção mereça.
    Que a mistura de tudo o que é bom, sendo inocente ou não, faça a morada linda no teu ser sábio.
    Que Deus multiplique seus anos de vida com saúde, paz, amor, felicidade, poesia e fé.
    Que a sabedoria seja contigo e nos momentos ruins, que a força divina zele por ti.
    Tudo de maravilhooooooooooooooso!
    FELIZ ANIVERSÁRIO todos os dias!
    Beijos na alma com saúde, amor e paz!

    ResponderExcluir
  33. E que brinde!
    Num poema quase retrospectivo, está a mulher e o sonho dela; a vida e os degraus dela; o passado, o presente e um presente para o futuro...
    Gostei imenso, Marilene!
    Reitero os parabéns, desejando que continues plena!
    BJO :)

    ResponderExcluir
  34. Que declaração linda a vida querida Marilene!
    Parabéns e que Deus cubra de bençãos sua vida e seu viver.
    Grande beijo em seu coração e seja sempre muito feliz.

    ResponderExcluir
  35. Brindemos então à vida e aproveitemos cada novo ciclo se abdicarmos dos sonhos.
    Um excelente poema, parabéns pela excelência das palavras.
    Boa semana, Marilene.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. ERRATA: Brindemos então à vida e aproveitemos cada novo ciclo SEM abdicarmos dos sonhos.

    ResponderExcluir
  37. Marilene muitos Parabéns e desejo-lhe um mundo infinito de felicidades.
    Maravilhoso poema.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  38. Linda forma de comemorar a vida! Belíssima poesia! bjs, tuuuuuuuuuuuudo de bom e adorei te ver no Fuxicando! bjs, chica

    ResponderExcluir
  39. Oi Marilene vim te agradecer a visita e te desejar um abençoado dia!
    E mais uma vez te dizer que suas poesias são lindas demais.
    Beijos, tudo de bom!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  40. Olá Marilene!
    Parabéns atrasados, mas dados com muita amizade !
    Todas as suas palavras estão imbuídas de tanto significado, de tanto saber dizer as coisas, de uma forma simples, profunda e extremamente Bela ! Que tenhas muita Saúde, imensos Momentos de Conforto e Alegria, que o teu Mundo seja tudo aquilo que procuras ! Um Grande Abraço !
    Luis de Sousa

    ResponderExcluir
  41. Doces palavras que nos fazem analisar de vale mesmo a pena carregar em nossos corações tantas telas retratando momentos amargos...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...